Fale Conosco: (35) 3214-2189

Quem Somos



Fundada em Junho de 2010, por voluntários e profissionais liberais, o NUCAP é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, sediada em Varginha-MG. Surgiu da necessidade de desenvolver ações voltadas para o atendimento de índividuos classificados como de risco e/ou de vulnerabilidade social, necessariamente envolvidos com a violência.

Inicialmente eram atendidos casos de violência doméstica, privados de liberdade e dependentes químicos, com grupos formados por mulheres adultas, homens, crianças e adolescentes. Recebiam atendimento multiprofissional (enfermeiro, psicólogo, assistente social e educador).

Desde sua fundação houve a implantação de outros projetos, tais como o projeto de "Justiça Restaurativa", que atua nos indivíduos com histórico de violência utilizando a metodologia ESPERE (Escola de Perdão e Reconciliação). No Principio, os atendimentos ocorriam no Fórum na Comarca de Varginha, mediante autorização do juizado criminal. Atualmente, é feito atendimento na própria sede do NUCAP, com o apoio e encaminhamento das varas criminal, infância/juventude, pelo Conselho Tutelar, CRAS, CREAS e pela comunidade.

Outro importante projeto que surgiu ao longo do tempo foi o "Visita Assistida". O sujeito em restrição de liberdade tem o direito de visitar seus filhos, mães ou pais, esposas e demais familiares em espaço afastado do Presídio de Varginha (no NUCAP). A vara Criminal autoriza a visita, comunica ao Presídio e à Assistência Social do NUCAP simultaneamente para que haja a marcação da visita no NUCAP. Os condenados se deslocam até o NUCAP com a escolta do Presídio para que seja realizada a visita com a família. Cada visita tem a duração de uma hora.

Em 2012 o Projeto "Mães que Cuidam" foi selecionado e recebeu a premiação nacional do Prêmio Innovare de práticas inovadoras da Justiça no Brasil.


Missão

Oferecer um modelo de cumprimento de pena humanizado em um ambiente digno, que favoreça o vínculo familiar.
Proteger o direito das crianças e dos adolescentes e orientá-los em suas escolhas cruciais para o desenvolvimento humano por meio de atividades lúdicas, educação, saúde, esporte, lazer.
Desenvolver projetos para capacitar o indivíduo em cumprimento de pena e auxiliá-lo no desenvolvimento de responsabilidade social e oportunidade no mercado de trabalho.

Visão

Diminuir o índice de reincidência.
Criar núcleos de extensão dos projetos para alcançar na totalidade crianças e adolescentes que residem em bairros distantes.
Ser uma instituição na autossustentável.
Replicar a prática para o estado e nacionalmente.

Valores

Ética e transparência;
Defesa dos direitos;
Proteção à criança e adolescente;